Nosso currículo

NOSSO CURRÍCULO

“Quando educar e cuidar são preocupações básicas da proposta curricular, articulando-se em nosso ambiente de modo prazeroso, lúdico, as brincadeiras, o uso de materiais, os jogos, as danças, a música, as múltiplas formas de comunicação, a criação e o movimento, a cultura as experiências do cotidiano, as experiências múltiplas e heterogêneas, o respeito, a afetividade, a amizade, a solidariedade, integram-se de forma “intermulti e transdisciplinar”.”

Para orientar o nosso percurso curricular adotamos como guia a publicação da SME (2010), “Orientações Curriculares para a Educação Infantil” e “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil”, planejamos as experiências vivenciadas pelas crianças a partir das “Áreas de Conhecimentos e Linguagens” ali apresentadas. São elas:

BRINCAR

O brincar é o principal modo de expressão da infância. É uma linguagem, por excelência, para a criança aprender, se desenvolver, explorar o mundo, ampliar a percepção sobre ele e sobre si mesma, organizar seu pensamento, trabalhar suas emoções, sua capacidade de iniciativa e de criar e se apropriar da cultura.

FALAR, LER E ESCREVER

Uma das mais importantes heranças culturais de nossa sociedade é a linguagem.

O Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil, reconhece o importante papel da linguagem verbal na constituição do sujeito falante, por isto assumi o compromisso de ampliar as possibilidades das crianças de se expressarem através da linguagem oral, oferecendo a vivencia de experiências que facilitem as interações sociais, a observação e participação em situações comunicativas diversas.

Assim, vivendo a linguagem oral no dia-a-dia do Espaço Ciranda, as crianças vão aprendendo afazer uso da mesma e se apropriando do seu funcionamento e descobrindo a possibilidade de registro. O mesmo processo inserido em usos no cotidiano aplica-se também à linguagem escrita. A construção da escrita é longa e se inicia nos primeiros anos de vida.

No nosso Espaço as crianças estarão cotidianamente exposta à prática da leitura e escrita e, assim, terão a oportunidade de irem construindo gradativamente o conhecimento dessas linguagens no seu dia-a-dia, pois vivendo em uma sociedade urbana e letrada, essas linguagens são elementos fortes de comunicação entre as pessoas e as crianças buscam compreendê-las nas práticas comunicativas orais e escritas. Elas terão a oportunidade sob a mediação do educador, de estarem em contato com inúmeros materiais escritos: como jornais, revistas, livros, cartazes, bilhetes, rótulos, convites, nomes das crianças, listas, receitas entre outros e práticas de exploração oral: como recontar uma história, ditar uma carta, um bilhete, dar um recado, expressar-se oralmente seguindo “modelos” de linguagem, como, quando assume o papel de um personagem no faz-de-conta.

CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

No Espaço Ciranda Infantil, os conceitos matemáticos serão trabalhados de forma intencional a partir das experiências e vivências do dia-a-dia das crianças e de suas brincadeiras. A todo o momento, elas vivenciarão experiências que envolverão noções de grandezas e medidas de tempo, volume, peso, contagem; relações entre quantidades; noções de espaço e formas; leitura e escrita de números, classificações, associações e comparações diversas, além de operações aritméticas. Suas concepções matemáticas serão frutos dessas situações vivenciadas no cotidiano.

CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS

Nesta área do conhecimento, o Espaço Ciranda Infantil se propõe a desenvolver um trabalho que favoreça as descobertas das transformações das coisas pela ação da natureza e pelo trabalho do homem, ou seja,  a exploração do mundo, do próprio corpo,do espaço a que pertencem, do reconhecimento e conhecimento das relações sociais de convivência, das pessoas e dos objetos que estão nele, suas características e usos; dos elementos que compõem seu bairro e cidade, da natureza, plantas, animais, a água, e a terra.

Para percorrer esta estrada do conhecimento e torná-lo significativo, usaremos a pergunta e a indagação como ferramentas, pois elas colocam as crianças como sujeitos de suas aprendizagens e de seu desenvolvimento.Caberá ao educador mediar o uso dessas ferramentas, instigando-as,incentivando-as, desafiando-as na organização interna de informações. Encorajando-as a fazerem perguntas e a construírem conhecimentos por meio da observação, formulação de hipóteses,experimentação, registro, comunicação e interpretação de resultados, permitindo  a experimentação e a exploração.

Vamos priorizar também a necessidade de pensar e agir buscando ações que visem à sustentabilidade, pois à saúde do planeta é uma prática que precisamos trabalhar urgentemente com as crianças. Com isso, o nosso compromisso estará voltado para planejar experiências, que considerem as crianças na sua forma de pensar, criando e favorecendo situações que visem comportamentos e práticas para a sustentabilidade do planeta.

CORPO E MOVIMENTO

Pelo corpo e seus movimentos, as crianças atuam, dão significado ao ambiente em que vivem, interagem com as pessoas e objetos e são interpretadas por seus parceiros,adultos e crianças. A linguagem corporal constitui-se assim como outra possibilidade da criança de se apropriar criativamente de sua cultura e se comunicar com o mundo, tornando-se o movimento e a expressão corporal importantes dimensões da cultura humana.

Tendo ciência de que o movimento humano é mais do que um simples deslocamento do corpo no espaço, que ele constitui-se como uma linguagem que permite a criança agir sobre seu meio físico e atuar sobre o ambiente humano, o Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil  oferecerá um ambiente físico e social onde as crianças serão protegidas e acolhidas, pois ao sentirem seguras aceitarão os  desafios para arriscarem-se e vencerem obstáculos, expandindo assim as suas capacidades físicas e motoras.

 LINGUAGENS ARTÍSTICAS

As crianças demonstram interesse por tudo que as cerca e curiosidade por tudo que é novo. Por vezes, o que é simples para os adultos, para elas é motivo de grandes descobertas e de profundo desenvolvimento.Perceber e registrar as impressões sobre o mundo é um processo contínuo, que se constitui a partir das linguagens artísticas: corpo e movimento, música, teatro, artes visuais. Por isso, é que promoveremos no Espaço Ciranda o acesso às crianças a um amplo repertório de manifestações artísticas por meio do contato com diversas produções de arte.

A LINGUAGEM DA MÚSICA

O trabalho proposto pelo Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil com a música, fundamenta-se na visão da neurociência sobre a importância dos elementos sonoros na nossa vida: “O som e todos os elementos que o cerca, estão em todos os lugares, em todas as fases da vida, desde o surgimento do homem. Já na gestação estamos envoltos pela sonoridade dos batimentos cardíacos, da respiração, da voz da nossa mãe, da percepção vibracional da sonoridade do mundo externo.” E objetiva garantir às crianças a possibilidade de vivenciarem e refletirem sobre questões do silêncio e dos sons, num exercício sensível e expressivo, pois, como canta Lulu Santos: “nós somos feitos de silêncio e som.”

Cantaremos e convidaremos nossas crianças a cantarem e cantarem juntas, partilhando a experiência da alegria de se comunicarem através da música, poisa música é uma linguagem muito importante na comunicação e expressão humana.Ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos e promove a interação e a comunicação social.

AS LINGUAGENS DAS ARTES VISUAIS

As Artes Visuais são importantes estratégias de organização e apropriação de um pensamento simbólico em processo de constituição e devem ser ações articuladas do planejamento cotidiano. Enquanto linguagens devem ser compreendidas em suas especificidades simbólicas e materiais; não podem ser desarticuladas das demais ações lúdicas infantis. O pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição não existem separadamente na criança.

No nosso Espaço, elas serão trabalhadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas e cognitivas das crianças e na articulação dos seguintes aspectos como nos orienta o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil de 1998, no seu volume 3:

FAZER ARTÍSTICO – centrado na exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.

PRECIAÇÃO – percepção do sentido que o objeto propõe, articulando-a tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, visando desenvolver, por meio de observação e da fruição, a capacidade de construção de sentido, reconhecimento, análise e identificação de obras de arte e de seus produtores.

REFLEXÃO – considerando tanto no fazer artístico como na apreciação, é um pensar sobre todos os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e a dos artistas.

É importante ressaltar que a nossa meta é garantir a vivencia de experiências que sejam importantes para a alegria, o desenvolvimento e crescimento das crianças, fortalecendo assim, a possibilidade de sucesso escolar nas suas trajetórias educacionais.

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Ler o mundo para a criança de zero a seis anos implica em auscutá-lo, cheirá-lo, prova-lo, percebê-lo, com os recursos dos sentidos”.

Garcia, 1993, p. 49

É essencial que pensemos o Espaço Ciranda como um maravilhoso lugar de aprendizagem. Por isto, adotaremos os projetos pedagógicos como norteadores de nossa prática, pois eles contêm os objetivos de ações a serem atingidos e estão presentes nos diversos momentos do nosso cotidiano, sendo contemplados em diferentes experiências.

Trabalhar com projetos é possibilitar as crianças e educadores ampliação de suas ideias e conhecimentos sobre um tema específico, através de pesquisas e vivências.

Ao planejarmos os nossos projetos de trabalhos, estaremos atentas há:

  • A eleger a brincadeira, o jogo e o humor como elementos essenciais e sempre presentes no cotidiano.
  • Ao trabalho com o corpo das crianças, lembrando que aspectos cognitivos, físicos e afetivos devem ser trabalhados de forma integrada em todas as experiências.
  • Planejarmos a utilização, nas experiências diárias, das mais diferentes linguagens: corporal, cênica, musical, plástica e outras.
  • Considerarmos cada criança como um sujeito que produz e consome cultura, o tempo todo, valorizando as manifestações culturais da comunidade, expressas em diferentes modalidades artísticas, jogos, brincadeiras e festas.
  • Estimularmos e orientarmos a interação entre as crianças, levando-as a se organizarem para brincar e produzir de forma individual, em pares e em grupos, aprendendo e ensinando umas as outras.
  • Utilizar as propostas de artes plásticas, de música e do faz-de-conta para desenvolver a criatividade, a sensibilidade e o gosto pelo belo.
  • Oferecer um ambiente saudável, onde as questões referentes à higiene, nutrição e saúde serão tão valorizadas quanto as pedagógicas.
  • Atuarmos como mediadoras, intervindo nas situações-problemas, lançando desafios ricos e variados para proporcionar o desenvolvimento da autonomia.

Inclusão

Ao acolhermos as crianças com necessidades especiais, além de atendermos suas necessidades básicas: afetivas, físicas e cognitivas, essenciais ao seus processo de desenvolvimento e aprendizagem, proporcionamos a construção do conhecimento por meio das interações  e da vivência de experiências significativas, buscando na neurociência os subsídios para a elaboração de estratégias mais adequadas a cada caso.

Um trabalho de inclusão bem sucedido deve começar por ajudar a despertar na família a confiança na capacidade da criança e na parceria escola – família, em que a troca de saberes se complementam. Mostraremos para a família que é necessário que ela acredite no potencial da criança e também acredite na proposta pedagógica da instituição.Além disso procuramos desenvolver parcerias com os profissionais que as atendem para juntos oferecermos estratégias adequadas para o seu desenvolvimento global.

AVALIAÇÃO

Avaliamos as crianças com um olhar sensível e permanente para compreendê-las. Sua finalidade não é a de excluir, mas sim a de incluir as crianças no processo educacional e assegurar-lhes êxito em suas trajetórias por ele. Trata-se de um campo de investigação, não de julgamento, que contribui decisivamente para a busca de uma proposta pedagógica bem delineada. Nesta trajetória realizamos dois tipos de análise: a do funcionamento do grupo em seu conjunto e a do progresso individual de cada criança.

Registramos as observações utilizando: Arquivos individuais de cada criança- Portfólio – onde são arquivadas suas produções mais significativas e exemplificadoras do seu desenvolvimento, de suas conquistas, de seu relacionamento com o grupo e algumas fotos de sua ação no cotidiano, desde a sua entrada na instituição até a sua saída, enfim tudo que ilustre a sua trajetória educacional. Este arquivo é mostrado periodicamente à criança e aos seus familiares. No cotidiano utilizamos da observação atenta e sensível das crianças, que podem ser registradas ou discutidas diariamente com os educadores da turma ou na reunião semanal da equipe. Estes procedimentos contribuem para que o nosso avaliar se torne uma ferramenta para conhecermos os diversos contextos de desenvolvimento de cada criança.

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