Nossa proposta

NOSSO PROJETO PEDAGÓGICO

Somos todos seres encantados.

Há algo de encantador em tudo que vemos, nas emoções que sentimos e  provocamos, nos sonhos que acalentamos e nos sonhos que fazemos sonharem,  nos ideais que perseguimos e nas ideias que ajudamos a perseguir. 

E quanto mais nos encantamos com o que fazemos, mais cores e brilhos colocamos no que temos a fazer e, assim, encantamos a vida, as pessoas e tornamos o mundo um pouco melhor.

O professor encantador vê em cada aluno um novo construtor do mundo, alguém que veio para dar continuidade ao eterno encantamento do ser humano.

Sabe que precisa ser trabalhado, burilado, amado, respeitado, encantado.  O professor encantador se esforça mais que qualquer outro. 

 Não culpa seus alunos, ao contrário, seduz, conquista, cria amigos e seguidores.  Vibra com suas vitórias, comemora suas conquistas.

O professor encantador encanta com o sucesso de seus alunos. 

Entretanto, precisamos estar atentos aos nossos desafios, muitos nos fazem perder o encantamento pelo que somos, pelo que fazemos.

E quando deixamos de estar encantados, as coisas perdem o sentido, o brilho, a razão.  Nessa hora, o melhor é dar uma parada, buscar na reflexão os propósitos da sua vida e recomeçar… 

Recomeçar como se fosse o primeiro dia de um professor encantador. Nós sempre podemos recomeçar, onde quer que tenhamos chegado, não tenha constrangimento de mudar, de recomeçar, afinal, como seres em permanente mudança, o que não podemos perder é a capacidade de nos encantar. 

Não esmoreça, levante, sacuda o desânimo, permita-se encantar com o que está ao seu redor e volte a ser um grande encantador de alunos.

Professor Encantador , Serrano Freire, 2010, p.145.

Ao tratar da dimensão pedagógica do projeto político pedagógico do Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil, pretendemos explicitar não apenas uma prática cotidiana, mas demonstrar o quanto ela deve estar embasada em referenciais que sustentem nosso trabalho. Talvez este seja um dos nossos principais desafios, pois muitas vezes, em nosso fazer pedagógico diário, corremos o risco de dissociar nossas ações de nossas proposições, seja no sentido político social, seja no sentido humano afetivo.  Muitas vezes, nossos preconceitos, mitos, convicções religiosas, culturais e ideológicas atravessam as experiências, aparecendo com maior força do que nossa filosofia de trabalho e nossas teorias pedagógicas. Nesse sentido, queremos reforçar a importância da sistematização dos princípios aqui registrados, construídos no coletivo do Espaço Ciranda e que deverão nortear nossas ações, entrelaçando o fazer ao pensar, sem perder o compromisso com a formação do nosso ser, ser-educador e ser-educando.

Reconhecendo a importância da educação infantil na construção das relações sociais, políticas, culturais, cognitivas e afetivas, apresentamos a seguir os principais elementos constitutivos de nossos princípios pedagógicos.

Buscando os referenciais teóricos de Lev Vygotsky e Jean Piaget, trabalhamos não com o conceito de desenvolvimento linear e universal, mas sim como algo a ser construído socialmente, relacionado a contextos histórico, social e cultural em que o sujeito está inserido e que se processa da seguinte forma: ao mesmo tempo que o homem modifica o ambiente, essa mudança influencia seu desenvolvimento. Acreditamos, portanto, que é nessa manipulação do meio, citada pelos autores, que a criança absorve a cultura em que vive, internalizando seus conceitos sociais e, assim aprende. Diante do exposto procuramos oferecer na dinâmica do nosso cotidiano escolar às nossas crianças a vivência de experiências as mais variadas possíveis, visando permitir-lhes aproveitarem estas situações, para construírem sua maneira particular de lidar com as exigências, expectativas e regras da sociedade em que se encontram inseridas. Temos como exemplo destas vivências:  as brincadeiras, a contação de histórias, as “rodas de conversas”, as oficinas de: circo, música, psicomotricidade,sucatas, pinturas, culinária , dramatização, o plantio, cuidado dos animais, a socialização nos momentos de refeições e higiene etc.

Na construção do nosso projeto pedagógico, consideramos o desafio de viabilizar a vivência de experiências mágicas e envolventes, onde conhecimentos neurocientíficos e educação caminham lado a lado como facilitadores do disparo neural, das sinapses e do funcionamento dos sistemas, para imprimir qualidade e eficácia ao processo de ensino–aprendizagem, objetivando fortalecer as sinapses e o estabelecimento de  redes neurais com mais facilidade, experiências lúdicas, divertidas, flexíveis, ricas em conteúdo visual e concreto, onde a criança não é um mero observador, passivo e distante, mas sim, participante, questionador e ativo na construção do seu próprio saber, pois as experiências, assim vivenciadas colaboram com o  “fortalecimento neural”, experiências conectadas a esta era informatizada, aonde a cada momento novas informações chegam ao mundo dessas crianças, experiências que proporcionem aos educadores e às crianças construírem juntos a aprendizagem, interagindo ativamente, criando, viabilizando possibilidades e meios de fazer esse saber e experiências desafiadoras para instigar as crianças a fazerem perguntas e procurarem respostas, objetivando:

  • Desenvolver experiências centradas nas relações, nas interações, em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura e pelo convívio no espaço coletivo.
  • Encorajar as crianças diariamente a explorarem os espaços/ambientes, transformando-os e expressar essa exploração através das diversas linguagens, incluindo palavras, desenhos, movimentos corporais, montagens, pinturas, esculturas, dramatizações e músicas.
  • Promover vivências que: viabilizem as sinapses neurais, ampliem os potenciais cognitivos, afetivos e sociais, considerando as diferentes linguagens que compõem os processos comunicativos e a maneira como as crianças significam suas experiências.
  • Incluir a brincadeira e os jogos nas experiências de aprendizagens das linguagens: oral, escrita, artísticas, questões relativas à natureza e sociedade, conhecimentos matemáticos, corpo e movimento.
  • Estimular desde o berçário a interação com a linguagem escrita através da manipulação, da consulta a livros, revistas e outros materiais impressos.
  • Planejar ações e experiências que visem à sustentabilidade do planeta junto às crianças, suas famílias e a equipe.
  • Organizar espaços/ambientes que priorizem as formas de apropriação do mundo das crianças, que facilitem suas interações com outras crianças e outras pessoas e também descanso e reflexão.
  • Estimular nas crianças a autonomia do agir, do pensar, do buscar formas de expressar-se, através das atitudes de atenção, interesse e encorajamento das relações e as ações que elas estabelecem na busca pelo conhecimento do mundo.
  • Oferecer um ambiente físico e social onde as crianças sintam-se protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras e desafiadas para arriscarem-se e vencerem obstáculos, expandindo assim, suas ações corporais, cognitivas e sensoriais.
  • Promover o acesso às crianças a um amplo repertório de manifestações artísticas por meio do contato com diversas produções de arte da comunidade, de artesãos, de autores eruditos e populares de diferentes culturas, de museus, teatros, livros, reproduções, revistas, gibis, vídeos, CD, feiras de objetos, espaços urbanos etc.
  • Subsidiar o planejamento nas avaliações constantes das ações de todos os envolvidos na ambiente educativo, registrando, observando e avaliando, as interações, experiências e conversas das crianças, com seus pares e com os adultos, sobre suas experiências na instituição e fora dela, para a elaboração de uma rotina consistente e equilibrada, que considere cada uma das crianças que compõem o grupo e a planejar com responsabilidade, criatividade e pertinência.
  • Organizar as ações a serem desenvolvidas no cotidiano para atender as crianças, em grupo, individualmente e em pequenos grupos, em constante interação com elas e suas brincadeiras.
  • Oferecer às crianças a oportunidade de criarem as regras e normas adotadas, para que se sintam responsáveis pela organização, limpeza e utilização dos materiais disponíveis em todos espaços/ambientes, para que haja um convívio harmonioso de todos no cotidiano.
  • Planejar as experiências de cuidado pessoal de forma lúdica, para promover a construção de hábitos e aprendizagem de regras, tendo como metas o desenvolvimento da autonomia e da autoestima.
  • Observar atentamente à saúde de nossas crianças, para acompanhamento e detecção precoce de sinais e sintomas, orientando suas famílias como agir.

Valorizamos o exercício da nutrição no Espaço Ciranda, considerando-o como importante medida de promoção de saúde capaz de causar repercussões positivas na vida adulta. Cuidamos para que estas orientações sejam seguidas no armazenamento, no preparo e na forma como os alimentos chegam às crianças e aos adultos que alimentam no Espaço Ciranda. Também estimulamos e incentivamos à amamentação, pelo aconselhamento quanto às vantagens do aleitamento materno e oferecendo um espaço próprio para este fim, onde mãe e filho usufruem momentos de intimidade no ato da amamentação.   A inserção da dinâmica da nutrição nas atividades pedagógicas faz de nossa proposta de trabalho mais um momento oportuno de integração entre as várias áreas de conhecimento do planejamento das ações desenvolvidas junto às crianças, educadores, famílias. Procuramos mostrar que o ato de comer, além de ser uma questão de sobrevivência, pode se tornar uma atividade bastante agradável. Portanto, a essência da proposta sobre educação e saúde no Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil, está em proporcionar à criança e sua família um ambiente rico no qual a pesquisa, a observação, o manuseio dos materiais, as brincadeiras, os questionamentos entre outros estímulos, sejam oferecidos, não necessitando confrontar erros e acertos, mas proporcionando a todo o momento novos desafios. Os estímulos a práticas educacionais visando melhorar a qualidade de vida, e a efetivação de projetos que envolvam as crianças e a equipe em um processo de reflexão sobre o cotidiano, sobre a adequação e a conservação dos espaços físicos do Espaço  e da comunidade, sobre o desenvolvimento de habilidades e outros fatores essenciais que contribuam para uma vivência mais comprometida desses cidadãos com a vida, são componentes essenciais do trabalho desenvolvido no Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil.

Nos envie uma mensagem

Endereço:

ESTRADA CORONEL PEDRO CORREA, 951
Rio de Janeiro

E-mail:

contato@espacocirandainfantil.com.br

Telefone:

(21) 3827-2772